Cá estou eu novamente pra mais um post! Esse feriado fomos à Praia da Ribeira do Cavalo, fica em Sesimbra, no distrito de Setúbal. Fica bem próximo aqui de casa, cerca de 45km.
Antes de irmos à praia pesquisamos bastante sobre ela, já que sabíamos que o acesso era bem difícil e com 2 crianças pequenas tudo fica muito mais difícil, não é? Meu marido procurou, inclusive, vídeos no YouTube pra saber como era o acesso.
Algumas dicas bem importantes:
- Vá de tênis, como se fosse fazer uma caminhada. Leve boné também, o sol é sempre bem forte e castiga a nossa cabeça. Protetor solar também é importantíssimo!
- Levamos roupa extra pra todo mundo. As crianças ficaram muito sujas. Os tênis então, nem se fala! Os chinelos só usamos no carro, depois de tirarmos os tênis.
- Leve sempre um saco extra para o lixo. Aqui não há lixeiras e todos levam seus lixos em sacos e jogam fora na saída da praia.
As praias de Portugal não têm vendedores ambulantes, então você terá que levar sua própria comida. Levamos sanduiche natural de frango, cenoura ralada, milho e maionese. Temos bolsas térmicas, então a maionese não estraga, o sanduiche fica geladinho o tempo todo! Leve muitas garrafas de água! Somos 4, então levamos 5 garrafas de 750ml. Além do sanduíche, levamos um petisco, um saco de Ruffles, por exemplo. Não levamos sumo nem chá, o calor é tanto que não conseguimos beber nada doce.
Partindo de Lisboa, Marquês do Pombal, dão 40 km até a praia. É bem perto!
Levamos no carro também um garrafão de 5 litros de água (da torneira mesmo) pra lavarmos os pés antes de entrar no carro.
Como carregamos muitas coisas por causa das crianças, optamos por comprar mochilas enormes na Decathlon. A minha nem é tão grande, mas é de 20 litros. A mochila do meu marido é de 50 litros, aquelas que as pessoas levam pra acampar. Vale super a pena!
O estacionamento é na rua mesmo, em frente à descida pra praia. Há uma placa avisando que ali é o acesso. A descida leva em torno de 20 minutos, O início é bem fácil, uma caminhada, mas do meio até o final é praticamente montanhismo. Vi algumas pessoas com bebês de 1 ano no colo descendo. Vi também com chinelo, mas não é o indicado, já que em alguns momentos é bem complicado descer e de chinelo podemos escorregar.
Ah! Existem marcas de X em algumas pedras, na cor verde. Indicam o caminho a ser seguido.
No meio do caminho conseguimos visualizar a praia! Que beleza natural! Meu Deus, como pode haver um lugar tão lindo????
Mas...... Depois de tanto sofrimento, quando chegamos finalmente na praia visualizamos um paraíso! Indico irem de manhã, bem cedo! A praia começa a encher por volta de 11h. Muitas pessoas vão pela trilha e algumas vão de barco.
A água do mar em Portugal é sempre muito gelada! Nessa praia não achei tanto, mas se formos comparar com a água do mar do Brasil, é um gelo! As fotos foram tiradas bem cedo, assim que chegamos. Depois fica bem cheia!
E há muitas pedras próximo ao mar! Milhões de pedrinhas no chão, é bem difícil de caminhar!