sexta-feira, 16 de junho de 2017

Praia do Ribeiro de Cavalo, Sesimbra!

Olá Malta!
Cá estou eu novamente pra mais um post! Esse feriado fomos à Praia da Ribeira do Cavalo, fica em Sesimbra, no distrito de Setúbal. Fica bem próximo aqui de casa, cerca de 45km.
Antes de irmos à praia pesquisamos bastante sobre ela, já que sabíamos que o acesso era bem difícil e com 2 crianças pequenas tudo fica muito mais difícil, não é? Meu marido procurou, inclusive, vídeos no YouTube pra saber como era o acesso.

Algumas dicas bem importantes:

  1. Vá de tênis, como se fosse fazer uma caminhada. Leve boné também, o sol é sempre bem forte e castiga a nossa cabeça. Protetor solar também é importantíssimo!
  2. Levamos roupa extra pra todo mundo. As crianças ficaram muito sujas. Os tênis então, nem se fala! Os chinelos só usamos no carro, depois de tirarmos os tênis.
  3. Leve sempre um saco extra para o lixo. Aqui não há lixeiras e todos levam seus lixos em sacos e jogam fora na saída da praia.


As praias de Portugal não têm vendedores ambulantes, então você terá que levar sua própria comida. Levamos sanduiche natural de frango, cenoura ralada, milho e maionese. Temos bolsas térmicas, então a maionese não estraga, o sanduiche fica geladinho o tempo todo! Leve muitas garrafas de água! Somos 4, então levamos 5 garrafas de 750ml. Além do sanduíche, levamos um petisco, um saco de Ruffles, por exemplo. Não levamos sumo nem chá, o calor é tanto que não conseguimos beber nada doce.

Partindo de Lisboa, Marquês do Pombal, dão 40 km até a praia. É bem perto!

Levamos no carro também um garrafão de 5 litros de água (da torneira mesmo) pra lavarmos os pés antes de entrar no carro. 
Como carregamos muitas coisas por causa das crianças, optamos por comprar mochilas enormes na Decathlon. A minha nem é tão grande, mas é de 20 litros. A mochila do meu marido é de 50 litros, aquelas que as pessoas levam pra acampar. Vale super a pena!
O estacionamento é na rua mesmo, em frente à descida pra praia. Há uma placa avisando que ali é o acesso. A descida leva em torno de 20 minutos, O início é bem fácil, uma caminhada, mas do meio até o final é praticamente montanhismo. Vi algumas pessoas com bebês de 1 ano no colo descendo. Vi também com chinelo, mas não é o indicado, já que em alguns momentos é bem complicado descer e de chinelo podemos escorregar. 
Ah! Existem marcas de X em algumas pedras, na cor verde. Indicam o caminho a ser seguido.
No meio do caminho conseguimos visualizar a praia! Que beleza natural! Meu Deus, como pode haver um lugar tão lindo????



Mas...... Depois de tanto sofrimento, quando chegamos finalmente na praia visualizamos um paraíso! Indico irem de manhã, bem cedo! A praia começa a encher por volta de 11h. Muitas pessoas vão pela trilha e algumas vão de barco.
A água do mar em Portugal é sempre muito gelada! Nessa praia não achei tanto, mas se formos comparar com a água do mar do Brasil, é um gelo! As fotos foram tiradas bem cedo, assim que chegamos. Depois fica bem cheia!
E há muitas pedras próximo ao mar! Milhões de pedrinhas no chão, é bem difícil de caminhar!




domingo, 7 de maio de 2017

Museu dos Coches, Lisboa!

Olá Malta!

Hoje, dia 07/05/2017, fomos ao Museu Nacional dos Coches! Lembrando que todo primeiro domingo do mês a entrada em alguns Museus e Monumentos é gratuita, então lá fomos nós explorar!

Sugestão: se forem BEM cedo, na abertura dos museus, dá pra visitar pelos menos uns 3 ou 4 museus/monumentos num único dia! Nós chegamos ao meio-dia e conseguimos visitar 2, pois a entrada só é gratuita até às 14h.

Começamos com o Museu dos Coches pois é um museu com poucas peças em exposição, são apenas 8 coches. No segundo andar, conseguimos visualizar alguns quadros e cabines. Muito interessante!
Na saída, tem a parte dos coches dos Bombeiros, muito legal ver a história! Sensacional!




Coche dos Bombeiros





terça-feira, 21 de março de 2017

Chegou a Carta de Condução!

Finalmente! Após 7 meses de espera ela chegou!

Nestes 7 meses não fiquei dirigindo ilegalmente. Quando fazemos a troca da CNH brasileira pela Carta de Condução portuguesa recebemos um protocolo (uma folha A4) com um carimbo válido por 6 meses. Quando estiver próximo a acabar o prazo, basta ir novamente ao IMT e carimbar pra valer por mais 6 meses. No meu caso eu carimbei em fevereiro, pois dei entrada dia 05/08/2016, então o carimbo só valia até fevereiro/2017. Mas agora em março chegou a minha carta!

Isto significa que posso dirigir normalmente em qualquer lugar, mesmo fora de Portugal, pois com o protocolo eu poderia somente dirigir dentro de Portugal, a não ser que eu solicitasse uma Licença Internacional de Condução no Automóvel Club de Portugal, porém ela teria a mesma validade do meu último carimbo no protocolo.

https://www.acp.pt/o-clube/servicos-e-produtos/documentacao/lic

Lembrando que esta troca só poder ser feita se você tiver com autorização de residência ou cidadania portuguesa!


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Inspeção Periódica Obrigatória!


Olá!

Fiz a Inspeção Periódica Obrigatória ou IPO! Confesso que estava um pouco apreensiva e ansiosa por ser minha primeira inspeção em Portugal! Meu marido não pode levar por estar no trabalho e queríamos levar logo após trocarmos os pneus e fazermos o alinhamento. Então eu optei por levar logo e vencer essa agonia rs!

Aqui em Portugal o IPO nada tem a ver com o IUC. No Brasil só podemos fazer a Vistoria após pagarmos o IPVA, ou seja, a Vistoria já está inclusa no IPVA, porém aqui é diferente nisto. O IPO custou 30,54€. Falando rapidamente no IUC, este custou 35,87€ (varia de acordo com as cilindradas e ano, se não me engano) e é pago diretamente nas Finanças. 

Ah sim! Aqui cada carro tem o seu "mês e ano de nascimento", e é neste mês que temos que fazer a inspeção! O meu é 01/01, ou seja, Janeiro de 2001, então eu tinha que fazer até 31/01/2017. Estas informações ficam na matrícula do carro (na placa), então nem é preciso pedir documentos, caso seu carro esteja estacionado o policial pode verificar olhando a placa (ele vê o mês da inspeção) e o selo fica colado no parabrisas (no canto inferior direito, pelo lado de dentro), bem como o selo do seguro obrigatório também (todos os carros têm que ter seguro contra terceiros e o selo do seguro é colado no parabrisas também!).

Assim que entramos no Centro de Inspeções, vamos à recepção e fazemos o pagamento. Logo em seguida aguardamos na fila para fazer a inspeção. O procedimento é igual ao do Brasil aí. Verificam faróis, setas, ré, etc, a questão é que os nomes são completamente diferentes! Setas são piscas, ré é marcha atrás, lanterna é mínimo, farol é médio e farol alto é máximo, freios são travões. Depois o inspetor entra no carro e faz um procedimento para testar os amortecedores e travões (freios). Depois ele verifica se os pneus estão alinhados. 

Feito isso, estacionei do lado de fora e dirigi-me à outra sala para então pegar o papel com a aprovação da inspeção e o selo para colar no parabrisa e poder circular durante 1 ano! Recebemos somente este selo, o Certificado de Matrícula (que seria o mesmo que o documento do carro) não é trocado, somente quando vendemos o carro.

Achei esse site bem bacana, fala sobre os tipos de anomalia e quando o carro pode "chumbar" na inspeção rs.
http://noticias.automoveis-online.com/tudo-sobre-inspeccao-automovel-capitulo-ii-tipo-de-anomalias/